Não podemos esperar que os velhos estímulos e contextos gerem comportamentos diferentes nas Crianças.
Não podemos continuar a expô-las a notícias, críticas ferozes e competição e esperar que daí nasça um Ser Humano pacífico, compassivo e colaborador.
Todas as experiências que as nossas Crianças têm moldam-nas. Quer sejam direta quer indiretamente com Ela. O inconsciente é literal e não distingue o Outro de mim mesma/o. Muito menos em tenra idade.
Diz a Neurociência que (pelo menos) até aos 7 anos as ondas cerebrais das Crianças vibram na frequência Theta, entre 4 e 8 Htz. Este estado é similar à hipnose. Ou seja, as Crianças são profundamente programadas para toda a Vida nesta faixa etária. O seu entorno desenha-as para sempre.
Claro que podemos questionar, mais tarde, e reprogramar, mas o grosso jamais se modificará.
O Novo Mundo nasce em cada Criança e Família. Sons, Imagens, sensações tácteis formam literalmente esse Novo Mundo.
Os desenhos animados moldam o amanhã. A luta dos Super Heróis molda o amanhã. As notícias moldam o amanhã. A comida embalada dos hipermercados molda o amanhã. A comparação molda o amanhã. A competição molda o amanhã. A memorização e repetição não questionada molda o amanhã. Brinquedos mecânicos e ecrãs moldam o amanhã. O debitar de teorias e verdades absolutas molda o amanhã, em plena repetição do velho Mundo.
Novas imagens mais pacíficas moldam o amanhã. Novos Super Heróis (internos) compassivos moldam o amanhã. Encontros pacíficos moldam o amanhã. A colaboração molda o amanhã. A união molda o amanhã. A criatividade molda o amanhã. Brinquedos naturais, com uma linguagem positiva e inclusiva, moldam o amanhã. A permissão e o incentivo ao encontro das respostas dentro de si mesmo abre espaço para que O Novo emerja de dentro de cada um.
TUDO MOLDA O AMANHÃ.
Pais que se questionam recriam o Mundo! Adultos que se questionam mudam o Mundo! Crianças que têm espaço livre e seguro para SER tornam-se o Novo Mundo!
Se és Adulto, questiona-Te, sana-Te, recria-Te!
As novas Crianças precisam de Ti!
Abraço forte,
Cíntia Borges
PS: Se quiseres conhecer os produtos que criei a pensar nO Novo Mundo que descrevo, vê tudo aqui.